quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TODO PODEROSO O FILME

Trailer do filme Todo Poderoso - "Bruce Almighty", com Jim Carrey, Morgan Freeman e Jennifer Aniston. Direção de Tom Shadyac. . 2003 Universal Studios


Comentário do Escriba Valdemir Mota de Menezes











-->
O filme O TODO PODEROSO é uma comédia que nos faz refletir sobre o governo do universo. Todos nós achamos que somos capazes de administrar o universo melhor do que Deus. Nós, seres humanos, temos uma tendência de se auto-valorizar e acreditar que somos muito mais capazes que os nossos semelhantes. Muitas vezes na vida, Deus permite, não que governemos o universo, como aparece no filme, mas nos permite alcançar certa posição social, executiva ou nos dá um certo grau de poder na sociedade e então fica desnuda a nossa incompetência para administrar  pequenos problemas. 
O filme TODO PODEROSO também nos faz pensa que muitas vezes não devemos a todos julgar e a todos condenar, como se da verdade fossemos donos, como se fossemos detentores de todas as soluções para os problemas da humanidade, porque muitas vezes a vida(Deus) nos chama para o teste e ai vemos como somos incompetentes, mentirosos, desonestos, infiéis, covardes, inescrupulosos. 
Quantos políticos, policiais, religiosos, educadores e outros líderes em suas trajetórias eram críticos  implacáveis  e quando estiveram no poder, agiram pior do que os seus antecessores???

Ao longo da história da humanidade Deus já deve ter escutado muitas queixas semelhantes a do  personagem Bruce que insatisfeito com a sua vida culpa a Deus por tudo de mal que ocorre no mundo e principalmente na vida dele.  A comédia fica por conta do fato de Deus aparecer para Bruce e transmitir para ele seus poderes divinos,  enquanto o Criador iria tirar umas férias.  Vemos no desenrolar do filme que toda decisão do Deus-Bruce implicava em consequencias que geravam outros problemas, mesmo o fato de ser bonzinho e fazer todos ganharem na loteria, isso não estava tornando a humanidade melhor e mais feliz.
Assistir um filme como este,  além de ser divertido e educativo e nos leva a reflexão sobre os problemas  que cercam a vida e a morte. É um filme que eu recomendo.

No site : http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1832717-todo-poderoso/  há um bom comentário sobre o filme e diz assim:

" O Todo Poderoso, Deus para todos nós, vem mostrar ao responsável pelas externas da TV completamente desgastado com tantas injustiças que vem sofrendo, como não é tão fácil assim conduzir a legião que compoe a humanidade.

Ele vem almejando há muito tempo e tentando de várias formas, ser promovido a Ancora do Jornal principal da TV, mas é sempre preterido por outro que, segundo ele, não tem nenhum valor a mais que ele. Só que para fazer externas e com o humor que ele empresta, não tem outro e a direção da TV resolve que ele vai continuar a fazer externas.

Mas num momento crucial, debaixo das aguas da Catarata de Niagara, ele explode quando sabe que o seu "rival", tomou o lugar que ele estava esperando.

É nessa hora que Deus entra em ação. Convocando-o para uma proposta de novo emprego, deixa que Bruce vá ao seu encontro e coloca em suas mãos toda a responsabilidade e os "confortos" de sua função de Pai da Humanidade e portanto de todo o mundo. Ninguém melhor para interpretar Deus que Morgan Freeman.

Não é apenas uma comédia. Quem já assistiu O Todo Poderoso, sente que no texto muito bem elaborado, nas situações muito cômicas que só poderiam ser feitas pelo Jim Carrey, pela sua natureza elegante e engraçada, existe uma intenção de levar ao público muitas mensagens valiosas de como nos comportamos mal diante das adversidades.

Se prestarmos atenção às situações vividas por Bruce, vamos concluir que todas nos levam às mensagens divinas de como seria melhor se buscássemos dentro de nós mesmos as soluções para nossas desavenças com a vida.

Muita gente que assistiu O Todo Poderoso foi ao cinema para rir e saiu de lá quase com uma lágrima de emoção no canto do olho, porque encontrou mais alguém além de Bruce, encontrou o Criador que veio para nos deixar seu recado.

Vale a pena conferir. É um filme que fala de Amor, que fala do desgaste do trabalho, da busca por  situações melhores e mais confortáveis na vida, pelo orgulho de estar fazendo aquilo de que mais gosta e para alegrar, até o amor pelos animais, pelas crianças, pela natureza, tudo isso foi lembrado.

Quem viu quer ver de novo."

GLORIAC
Publicado em: agosto 11, 2008

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PORTUGAL... MINHA SAUDADE

PORTUGAL... MINHA SAUDADE

Sou admirador de Amacio Mazzaropi pois ele foi um pioneiro na cinematografia do Brasil e entre suas obras uma que eu gostei muito foi o filme " Portugal...minha saudade". Nesta película do genial caipira de Taubaté, o nosso Charles Chaplin!!! Mazzaropi dirige e atua representando o português Sabino e o seu irmão gêmeo, Agostinho. O filme foi rodado no Brasil e Portugal e conta a história de um imigrante português que vende frutas na rua e com muito sacrifício da uma vida melhor ao seu filho, mas já de idade vive como ambulante nas ruas de São Paulo, como todo filme de Mazzaropi é uma comédia com um drama, recheado de uma boa lição moral.

Sabino é humilhado pela sogra do seu filho e acaba sendo colocado em um asilo juntamente com sua mulher, que morre de tristeza. Agostinho, que vive em Portugal ao ficar sabendo do destino do seu irmão, vem ao Brasil e o leva para Portugal. Enquanto isso a netinha de Sabino esta morrendo também de tristeza por causa da ausencia do avô. No final do filme Sabino volta ao Brasil e sua neta recupera a saúde. A moral do filme é que os filhos não devem esquecer dos seus pais na velhice deles. O melhor asilo do mundo não pode substituir o amor de uma família.




















Eternamente Mazzaropi....