sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CINEMA: REALIDADE OU FICÇÃO?

- O cinema é uma arte que retrata a vida, as emoções, os sentimentos, as esperanças, os temores, os desejos, as crenças, tudo aquilo que é real no mundo físico e tudo aquilo que é real no mundo que se enconde em nossa mente. Mesmo filme como AVATAR que parece uma viagem psicodélica, não deixa de retratar realidades como o fato do protagonista do filme preferir viver e defender a causa daquelas criaturas "estranhas" e combater os humanos avarentos (No mundo real vemos os ecologistas enfrentando o progresso humano e lutando pela causa dos animais e das florestas).

Outros filmes procuram reproduzir a realidade com os mínimos detalhes. Recentemente assiti o filme: A ÚLTIMA HORA DE HITLER, basicamente o filme é o depoimento da secretária de Hitler que viveu até bem como tempo e que descreveu a sua vida ao lado do ditador nazista e como Hitlher se matou. Durante a secretária, já de idade avançada, dá o seu depoimento pessoal sobre o nazismo. Realidade bem reproduzida, um verdadeiro documentário cinematográfico.

Assim quando assisto um filme, durante o enredo e o desenrola da história, procuro entender o que o produtor esta querendo transmitir, o que aquela história tem para ensinar-nos. Sempre que assisto um filme, mesmo infantil, ao lado de minhas filhas, eu faço questão de logo que saimos, eu discuto com elas a leitura e interpretação dos valores repassado por aquela película.

Nenhum comentário:

Postar um comentário