quarta-feira, 27 de outubro de 2010

JERRY LEWIS

PELO HISTORIADOR VALDEMIR MOTA DE MENEZES

INTRODUÇÃO


Jerry lewis foi o mais importante comediante que alegrou a minha infância, lembro-me com saudades da década de setenta e oitenta, nos programas de televisão, nas sessões vespertinas de televisão, ainda em preto e branco, as comédias estilo pastelão do grande Jerry Lewis, eu até mesmo arriscava imitá-lo. Era muito engraçado, tanto ele quanto o seu companheiro Dean Martin.








ORIGEM E VIDA PESSOAL


Em 16 de março de 1926 nasceu este judeu de procedência russa, seu nome real é Joseph Levitch (Levita José) e seu pai se chamava Daniel Levitch. Nasce na cidade de Newark, estado de Nova Jersey nos Estados Unidos. Aos cinco anos de idade ele começo a atuar com o nome de Joey Lewis e somente mais tarde mudou para JERRY LEWIS. Foi casado duas vezes, a primeira vez com Palmer e a segunda esposa foi Pitnick. Teve seis filho no primeiro casamento e uma filha no segundo casamento


CARREIRA


Na década de 40 Jerry Lewis e Dear Martins fazem dupla, cantando e fazendo shows, Martins era o cara sério e Lewis, o palhaço da dupla. Além de programa de radio, Martin e Lewis se apresentava na Televisão, que estava engatinhando, no programa THE COLGATE COMEDY HOUR. No dia 25 de Julho de 1956 a dupla veio a se descontituida, mas a carreira de Lewis continuou em ascensão. Nos anos 50 era publicado um gibi com as histórias de Lewis e muitas vezes ele contracenava nos gibis com o Superman, Batman e outros herois. Lewis era cantor, comediante, ator e diretor.


A revista francesa CAHIERS o elegeu o PALHAÇO PREFERIDO DA FRANÇA, recebendo ao longo de sua carreira diversos títulos honoríficos.








OS MELHORES FILMES


Das dezenas de Obras cinematográficas do Jerry Lewis destaco estes filmes, mas todo o acervo de Jerry Lewis é uma receita para rir a vontade. O filme Professor Aloprado foi refilmado recentemente tendo Eddie Murphie como protagonista e fazendo grande sucesso.


"The Nutty Professor" (1963) – O PROFESSOR ALOPRADO
The Ladies' Man" (1961) – HOMEM DE SENHORAS
"The Bellboy" (1960) – O RAPAZ TRAPALÃO
"It's Only Money" (1962) – ISSO É SÓ DINHEIRO

The Disorderly Orderly (1964)O ENFERMEIRO DESORDENADO (1964)



PRÊMIOS



1952 – Ganhador do Photoplay Special Award do Photoplay Award

1954 – Ganhador do Golden Apple Award na categoria "Melhor Ator Cooperativo"

1965 – Ganhador do Golden Laurel Special Award do Golden Laurel Award.

1998 – Ganhador do Lifetime Achievement Award in Comedy do American Comedy

1999 – Ganhador do Career Golden Lion Award no Festival de Venice.

2004 – Ganhador do Career Achievement Award do Los Angeles Film Critics Association.[

2005 – Ganhador do Governors Award do Emmy Award.

2005 – Ganhador do Lifetime Achievement Award do Las Vegas Film Critics Society

2005 – Ganhador do Golden Camera for Lifetime Achievement Award do Golden Camera

2005 – Ganhador do Nicola Tesla Award

2006 – Ganhador do Satellite Award na categoria "Melhor Artista Convidado"

2009 – Ganhador da estrela da Calçada da Fama de Nova Jersey.

2009 – Ganhador do Prêmio nobel Humanitário, no 81o Prêmio da Academia





AS DOENÇAS


Jerry Lewis tem hoje 84 anos e já passou por muitos problemas de saude, uma grave acidente (1965) durante uma apresentação, o fez sobre durante décadas com dores na costa, o que fez dele um viciado em remédio para combater a dor, o PERCODAN. Em 1982 sofreu um grave ataque cardíaco e um outro em 2006. Em 1999 teve uma meningite viral. Em sua vida já combateu câncer de próstata, fibrose pulmonar e diabetes, mas continua com vitalidade e ainda recentemente anunciou novo trabalho. Atualmente vive em Las Vegas, estado de Nevada.



O HUMANITÁRIO


Somente em 1976 Lewis e Martins seria vistos junto, após longos anos de separação, foi em um programa do Telethon, encontrado patrocinado por Frank Sinatra. Mas a reconciliação entre os dois só seria consumada após a morte de Martin em 1995. Lewis escreveu um livro em homenagem ao seu parceiro intitulado: Dean & Me; A Love Story. Jerry Lewis é um artista consciente do seu papel solidário com o próximo e esta frase do Lewis demosntra bem a pessoa que ele é:


"I shall pass through this world but once. Any good, therefore, that I can do or any kindness that I can show to any human being, let me do it now. Let me not defer nor neglect it, for I shall not pass this way again!"


(“Eu passarei por este mundo, mas tubo bem, por isso, que eu possa fazer toda a bondade que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu faça agora. Não adiarei e nem neglicenciarei esta tarefa, pois não passarei por este caminho novamente! ")


Em 1977 Lewis chegou a ser indicado par o prêmio Nobel da Paz. Em fevereiro de 2009 Lewis recebeu o Oscar Humanitário pelo seu trabalho em favor dos portadores de distrofia muscular, recebendo o prêmio pelas mão do ator Eddie Murphy.








CONCLUSÃO

Esperamos que Jerry Lewis ainda viva o suficente para completar sua missão em favor do próximo. Lewis fez escola no mundo do cinema e Jim Carrey é apontado como um sucessor da comédia que tanto nos fez rir em tempos passado.



OBRAS CONSULTADAS


http://www.jerrylewiscomedy.com/biography.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerry_Lewis

http://www.alohacriticon.com/elcriticon/article167.html

http://www.cinemaemcena.com.br/Premiacao_Detalhe.aspx?id_premiacao=1247&id_premio=1

http://humor.about.com/od/comediansk/tp/jerry_lewis.htm

23 comentários:

  1. Com certeza tambem reforço o que Foi dito acimo. ele Foi um genio da Comedia. devo ter visto todos os Filmes, e Rolava de tanto Rir. gostaria de trocar mensagens de outros Fã desse Genio Chamado Jerry Lewis meu Email é VaninhoCalango@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. EU AMAVA VER SEUS FILMES NA TELEVISÃO, SINTO FALTA, GOSTARIA DE SABER SE ELE AINDA VIVE E SE ESTÁ FAZENDO ALGUM TRABALHO NO CINEMA E PORQUE NUNCA MAIS PASSARAM OS FILMES DELE.

    ResponderExcluir
  3. Jerry lewis nao perdia um filme dele quando passava a tarde ,isso sim `e que era filme, sinto saudade nadja

    ResponderExcluir
  4. Eu tive a alegria e privilégio de assistir quase todos os filmes desse gênio Jerry Lewis, confesso não ter visto tamanho talento e alegria de viver igual ao dele.Pra mim sem dúvida ele foi e ainda é o maior astro de comédia do mundo...
    Ass: JHS.

    ResponderExcluir
  5. Milton São Paulo- Brasil
    Embora eu tenha nascido em 1960; Nos fomos os primeiros da rua a ter tv e tive a oportunidade de aos 5 anos de idade ver este grande comediante atuar na telinha em preto e branco, e ao passar dos anos acompanhei diversos filmes dele e estou feliz de saber que esta vivo e pronto para novos desfios

    ResponderExcluir
  6. Um grande exemplo de comediante , que com certeza serviu de exemplo à várias gerações. na década de 80 e 90 pude acompanhar na minha infância vários filmes de um humor saudável , diferente do humor dos dias atuais.

    ResponderExcluir
  7. a primeira vez que assiti seu trabalho como comediante não parei mais de falar neste grande ator .tinha 7 anos meu pai era gamado em seus filmes

    ResponderExcluir
  8. ELE AJUDOU MUITO A ALEGRAR MINHA INFÂNCIA, ERA O MÁXIMO.TODOS NÓS ESTAMOS NO MUNDO POR ALGUM MOTIVO , E O DELE É FAZER SORRIR, PROPORCIONAR ALEGUIA ...O QUE É MUITO NOBRE...EU O ADMIRO MUITO.

    ResponderExcluir
  9. Eu nasci em 1999. Mesmo assim, gosto desse tipo de coisa. Queria que a televisão brasileira voltasse a passar esses filmes, para eu poder relenbrar do Martin & Lewis, Carmen Miranda & Bando da lua, entre outros.

    Grato por sua postagem!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu adoro o Gerry.Ele é tudo!!!
    Sempre quis mandar uma carta para ele dizendo o quanto eu gosto dele.Imaginem, uma coisa tão distante de mim mas, é uma vontade minha desde pequena.
    Portanto,, seu alguém puder me ajudar a arrumar o endereço eletrônico dele, eu agradeço.
    O meu é: annajunqueira@bol.com.br
    Obrigada.
    Anna

    ResponderExcluir
  11. Podem vir outros, mas nada se compara ao grande Jerry Lewis, no qual alegrou e deixa tanta saudades ao seu fas.
    Hoje mesmo tive o privilegio de assistir um filme dele,em um canal pago..fiquei triste quando acabou o filme e isso me fez sentir saudades da infancia.
    Alguma emissora de tv deveria passar com mais frequencia os filmes desse grande ator, principalmente nos domingos,no qual nao temos opçao e nem um programa bom pra assistir....rs

    ResponderExcluir
  12. GOSTARIA DE UM GRANDE PRESENTE COMO TELESPECTADOR QUE SOU.GOSTARIA QUE FOSSE LANÇADO DVD'S COM OS MELHORES FILMES DE JERRY LEWIS.POIS HOJE EM DIA SÃO LANÇADOS VÁRIOS ENLATADOS DE PÉSSIMO GOSTO.SEUS FILMES TINHAM A ALEGRIA QUE PRECISAMOS PARA TER CERTEZA QUE VALE APENAS ASSISTIR UM BELO FILME DE HUMOR.

    ResponderExcluir
  13. hoje falta um JERRY LEWIS nos cinemas, filmes que eram feitos para a familia, sem violenia nem apologia ao sexo fútil....JERRY LEWIS, realmente faz muita falta ao humor e ao cinema mundial ................

    ResponderExcluir
  14. Morgania disse...

    Ah, como foi otimo ter jerry lewis na minha infância, esse grande humorista, que maravilha, um humor que só ele faz, como faz falta os filmes...

    ResponderExcluir
  15. JERRY LEWIS é e sempre sera o maoir comediante dos ultimos tempos, insubstituivel em todos os sentidos, alegre, carismático, olhar inocente e carinhoso, passa o amor em tudo o que faz. Sinto falta se seu sorriso, do seu jeito desengonçado, da sua alegriae do amor a vida q passava. Pena não encontrar DVDs dele para essa geração entender o que é um artista completo. Um bj com carinho e admiração walkiria

    ResponderExcluir
  16. Depois de tanto tempo, hoje assisti um filme de Jerry Lewis no telecine e fiquei com saudades de seus filmes. Os bons filmes antigos não passam mais na tv aberta,infelizmente. Na saudade tbm quis saber noticiais deste homem incrivel e acabei achando aqui. Meus parabens e muita saudade desse grande ator.

    ResponderExcluir
  17. uma boa e velha àrvore de bons frutos, apesar de se aproximar do fim de sua existência deixa para trás sementes preciosas que herdarão todo sabor e doçura que nos encantou e ainda nos encanta, produzindo sempre um sorriso no rosto de quem tem o prazer de vê-lo em algum de seus inúmeros filmes.

    ResponderExcluir
  18. Com certeza esse cara era um genio da comedia!!!
    Amava os filmes dele, lembro das tardes, depois da escola, assisitindo os filmes dele com meu pai, era tudo de bom! Q tempos bons foi minha infância e o Jerry Lewis fez parte dela com certeza. Parabéns po essa matéria.
    Jaciane

    ResponderExcluir
  19. ...adoro todos os filmes dele!!!!ele é um ótimo ator comediante...passei minha infância assistindo seus filmes....que DEUS o abençoe...bju!!

    ResponderExcluir
  20. ...adoro todos os filmes dele!!!!ele é um ótimo ator comediante...passei minha infância assistindo seus filmes....que DEUS o abençoe...bju!!

    ResponderExcluir
  21. Eu não perdia um filme sequer de Jerry Lewis, uma ocasião naquele filme "Cinderelo sem sapatos" onde ele contacenando com Henri Silva, onde ele tentava lhe acender o cigarro, ajeitando ele em sua boa por diversas vezes, e o personagem vivido por Henri Silva, ali, sínico, eu quase fiz xixi nas calças de tanto rir! A TV deveria passar mais filmes com ele, fica ai a sugestão para a TCM!

    ResponderExcluir
  22. Nossa,isso que posso dizer infañcia tudo que tinhamos era mais divertido minhas tardes erão maravilhosos com Jerry lewis hoje as crianças estão mais adultas,gostão de assistir filmes de violÊncia.
    ai se pudesse voltar no tempo!

    ResponderExcluir
  23. Que pena , que os canais de televisão de hoje , não tenham espaço para exibir esses belissimos filmes para animar e descontrair nossos finais de semana .
    Ninguem merece a programação de Domingo das emissoras de canal fechado !
    Não se valoriza , bons filmes e bons programas , apenas cultura inutil !

    ResponderExcluir